PROJETO EC3 - CENTRO DE COMPOSTAGEM CASEIRA
Mudar o comportamento ambiental de várias gerações é um desafio a que o Centro de Estudos e Desenvolvimento do Instituto Politécnico de Beja (IPB) – Vasco da Gama pretende dar resposta através do Projeto EC3 – Eco-Centro de Compostagem Caseira.
Esta iniciativa conta com a parceria da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo e pretende envolver a região para que toda a comunidade possa refletir acerca dos hábitos ambientais quotidianos e ganhar a consciência de que uma pequena atitude pode fazer uma grande diferença. Este projeto irá decorrer no espaço reabilitado da antiga Escola Primária n.º 1 dos Gasparões, que reúne num só local as condições para que se realizem diversas atividades pedagógicas associadas à temática da Compostagem Caseira, entre elas jogos lúdico-pedagógicos, ações de formação, horta biológica, etc.
O projeto está adaptado para crianças do infantário ao secundário. Serão recolhidos os restos orgânicos das cantinas nas escolas pelos funcionários municipais que os irão encaminhar para o Centro de Compostagem Caseira. Posteriormente, as crianças visitarão o Centro onde lhes são mostradas diferentes formas de fazer compostagem e onde poderão fazer várias experiências no laboratório e aproveitar as possibilidades que o espaço lhes oferece, inclusive a horta pedagógica onde poderão assistir à aplicação do composto resultante de todo o processo.
Mas o projeto não fica confinado ao espaço físico do Centro. Os moradores que possuem jardins ou quintais vão ser envolvidos, podendo adotar a compostagem nas suas próprias casas, reduzindo na fonte uma parte importante dos Resíduos Sólidos Urbanos produzidos no concelho. Desta forma, pretende-se que toda a Comunidade esteja desperta e devidamente informada e sensibilizada para a compostagem caseira, sabendo do que se trata, quais as formas de a fazer e passando a encará-la como parte dos seus hábitos quotidianos.
O principal objetivo do EC3 - Eco-Centro de Compostagem Caseira – consiste em introduzir este método de valorização de resíduos orgânicos como uma prática comum em Ferreira do Alentejo. Esta iniciativa pretende contar com a participação de todos, desde os mais jovens aos idosos e em espaços diversos como escolas e espaços municipais.
O seu site institucional para mais informações é vascodagama.ipbeja.pt/ec3/