ASSOCIAÇÃO BAGOS D'OURO
Portugal é o segundo país da Eu com maior incidência de saúde associados ao consumo de drogas. Este indicador é só por si revelador do desafio a enfrentar. Prevenir é melhor que remediar – diz a sabedoria popular. Quando se trata de drogas educação é a melhor prevenção. Nasce assim esteprojeto que implementa através de um campus lúdico-pedagógico de desenvolvimento.
É um espaço de desenvolvimento pessoal e de educação integrando várias gerações que aí podem partilhar experiencias e estreitar laços de forma construtiva, desenviolvendo competências individuais e familiares, ocupando os seus tempos livres de forma saudável com desportos eatividades pedagógicas. A promoção de momentos de convivência familiar é uma formula comprovada de evitar, atrasar e controlar as variáveis que levam ao consumo de drogas, particularmente entre os jovens.
Bagos d’Ouro é uma Associação sem fins lucrativos, criada em 2010 pela iniciativa de Luísa Amorim e pelo dinamismo do Padre Amadeu Castro, com o intuito de apoiar crianças desfavorecidas, tantas vezes vítimas de problemas relacionados com alcoolismo e consequente instabilidade familiar.
Com um plano sustentado, a médio e longo prazo, numa fase inicial, a atuação da Associação concentra-se nos concelhos de São João da Pesqueira e de Sabrosa e materializa-se em iniciativas que promovam o acesso à educação e facilitem a inserção social na Região Demarcada do Douro.
O objetivo é acompanhar cerca de 1 dezena de crianças até à sua maioridade, assumindo com dignidade os casos de risco e tentando implementar metodologias apropriadas a cada criança em total coordenação com o seu seio familiar e meio envolvente, para que as Grainhas de Hoje sejam os Bagos d´Ouro.
Na prática, pretende garantir a cada criança a escolaridade obrigatória, proporcionando uma melhor ocupação dos seus tempos livres e atividades lúdicas próprias da sua idade, para que possam sentir-se, de facto, crianças.
O seu site institucional para mais informações é www.bagosdouro.com